domingo, 10 de outubro de 2010

O “insight”


Para que ocorra aprendizagem é preciso:

1) A experiência;

2) A percepção.

Essas mais importantes que as respotas dadas pelos aprendizes, pelos educandos, pelos aluno.

A pessoa está mergulhada na experiência, que pode ser significativa ou não. A experiência pode ser planejada ou não, formal ou informal. Então, estando no mundo humano e físico eu apreendo ou eu percebo.

Tanto uma como a outra – experiência e percepção – englobam a totalidade do comportamento humano.

Assim, emitir respotas isoladas ou específicas não significam, por si sós, que ocorrereu aprendizagens significativas.

Quando vamos começar a aprender algo – dentro de um processo de ensino escolar ou não escolar, formal ou informal – o ser jápossui uma série de fatores: atitudes – favoráveis ou desfavoráveis; habilidades – motoras ou psicomotoras; expectativas – desejos, esperanças, vontades, disposições etc. - conhecimentos – formais escolares & formais não escolares; escolares informais na escola & ou informais fora dela; etc.

Desse modo o sujeito percebe a situação vivida de aprendizagem de um modo próprio, seu próprio, singular. Ninguém aprende de modo igual. Até aí se (des)vela que todos somos diferentes!

Minhas experiências anteriores vai (de)marcar meu desenvolvimento quando eu me coloco em um processo de aprendizagem objetivando aprender.

De acordo com minhas experiências, eu seleciono e organizo – a meu modo de ser sendo no mundo - os estímulos – visuais/ auditivos/ táteis/ memórias etc. - oferecidos pelo professor/ educador/ ensinante. Eu me coloco no lugar daquele que deseja aprender – ser aprendente – algo que ainda eu não sei. Meu desejo está na ordem do não-saber!

Vou responder a esses estímulos recebidos no TODO do que me será ou é oferecido pelo educador e pelo ambiente onde estamos.

Vou reagindo aos estímulos mais significativos para mim.

Eu então, diante desses estímulos, apreendo ou percebo: uma forma; uma estrutura;um configuração; uma organização. Como estes estímulos se formam? Qual ou quais suas formas? Suas estruturas/ suas bases/ seus fundamentos? Como eles se configuram? Quais suas (com)figurações? Que figuras eles tomam no processo de minha apreensão? Como eles se organizam? Etc.

A aprendizagem na Gestalt ocorre pela percepção daquele que está na experiência. Ela se mostra pelas descobertas maravilhados que temos! Eureka! Eu encontrei a resposta desse problema! Nossa Mãe de Deus! Eu sei como lidar com o alcoolismo do meu pai e o sofrimento daí, que minha mãe tem? Quer dizer: estamos sempre na experiência, percebendo e essas “descobertas internas” acerca dos problemas que se interpõem na nossa vida – a Gestalt dá o nome de : “ INSIGHT”.



· APRENDIZAGEM POR “INSIGHT”

Insight é uma espécie de estalo repentino que parece surgir dentro de nós, devido o modo como vamos aprendendo na experiência e nas formas como percebemos dos estímulos oferecidos a nós.

Somos, em todos os lugares, seres abertos aos modos de ser educando.

O insight é uma compreensão que surge repentinamente. Como um metaforico “vômito”. Ele vem e sai. Quando sai muda a gente mesma e ao em redor.

Estávamos procurando uma resposta a uma interrogação. Sem mais, nem menos encontramos essa resposta. Soubemos - pela percepção - selecionar e organizar tudo de estímulos que apareceram em minha mente, na minha frente, na minha experiência.

Eis algumas das características da aprendizagem por insight:

1) Há necessidade de uma série de experiências prévias, para que ocorra o estalo;

2) A solução surge de repente e tudo ganha sentido e significado;

3) A aprendizagem ocorre devido a conseqüência de uma contínua (re)organização da experiência, que permite a compreensão global da situação e a percepção de seus elementos mais signifcativos.

Em atividades artísticas e literárias Fica mais fácil de você (auto)observar e sentir essa experiência – produzida dentro de outra experiência, que será significativa caso produza aprendizagem útil para si mesmo e para a sociedade.

O conceito de pessoa na Psicologia da Gestalt se (des)vela quando essa corrente do saber diferencia a realidade psíquica - o que eu percebo- e a realidade objetiva - o mundo das coisas.

Nesse contexto, mister faz revelar a impossibilidade de compreender o homem sem uma visão holística do mesmo.

O ser pessoa irá ser situado numa Gestalt, isto é, numa configuração onde as partes deste ser no mundo - mundo é o outro/ alteridade, as coisas, os objetos, as ideologias, as economias etc. - como sua relação com os outros homens e com a natureza.

Já para Kurt Lewin (1973) – que se relaciona à Psicologia da Gestalt - a Teoria de Campo é um conjunto de conceitos por meio dos quais se pode representar a realidade psicológica.

Estes conceitos devem ser bastante amplos para serem aplicáveis a todas as formas de comportamento e, ao mesmo tempo, bastante específicos para representarem uma pessoa definida em sua situação concreta.

As características principais da Teoria de Campo de Lewin podem ser assim resumidas:

1) o comportamento é função do campo que existe no momento em que ele ocorre;

2) a análise começa com a situação como um todo, e da qual são diferenciadas as partes concretas;

3) a pessoa concreta, em uma situação concreta, pode ser representada matematicamente.

Lewin fala também do princípio de concreção que afirma que só os fatos concretos no espaço vital podem produzir efeitos e do princípio de contemporaneidade, segundo o qual só os fatos presentes podem criar um comportamento atual.

Os principais termos de Lewin:

· noções: força presente no ser humano localizada em algum sistema;

· tensão: estado alterado de uma região com relação a outra região;

· necessidade: que surge sempre que uma tensão ou energia se diferencia em uma determinada região;

· valência: valor que se dá a necessidade;

· vetor: força que pode operar mudança e que possui direção, energia e ponto de aplicação.

O homem é na Teoria do Campo produto: do meio (campo) presente e da energia que possui em determinado momento.

Para Camacho (2004) esta visão, que muito distante está das posturas idealistas, aproxima-se bastante da visão do mundo comportamentalista e materialista.





2) A percepção.

Essas mais importantes que as respotas dadas pelos aprendizes, pelos educandos, pelos aluno.

A pessoa está mergulhada na experiência, que pode ser significativa ou não. A experiência pode ser planejada ou não, formal ou informal. Então, estando no mundo humano e físico eu apreendo ou eu percebo.

Tanto uma como a outra – experiência e percepção – englobam a totalidade do comportamento humano.

Assim, emitir respotas isoladas ou específicas não significam, por si sós, que ocorrereu aprendizagens significativas.

Quando vamos começar a aprender algo – dentro de um processo de ensino escolar ou não escolar, formal ou informal – o ser jápossui uma série de fatores: atitudes – favoráveis ou desfavoráveis; habilidades – motoras ou psicomotoras; expectativas – desejos, esperanças, vontades, disposições etc. - conhecimentos – formais escolares & formais não escolares; escolares informais na escola & ou informais fora dela; etc.

Desse modo o sujeito percebe a situação vivida de aprendizagem de um modo próprio, seu próprio, singular. Ninguém aprende de modo igual. Até aí se (des)vela que todos somos diferentes!

Minhas experiências anteriores vai (de)marcar meu desenvolvimento quando eu me coloco em um processo de aprendizagem objetivando aprender.

De acordo com minhas experiências, eu seleciono e organizo – a meu modo de ser sendo no mundo - os estímulos – visuais/ auditivos/ táteis/ memórias etc. - oferecidos pelo professor/ educador/ ensinante. Eu me coloco no lugar daquele que deseja aprender – ser aprendente – algo que ainda eu não sei. Meu desejo está na ordem do não-saber!

Vou responder a esses estímulos recebidos no TODO do que me será ou é oferecido pelo educador e pelo ambiente onde estamos.

Vou reagindo aos estímulos mais significativos para mim.

Eu então, diante desses estímulos, apreendo ou percebo: uma forma; uma estrutura;um configuração; uma organização. Como estes estímulos se formam? Qual ou quais suas formas? Suas estruturas/ suas bases/ seus fundamentos? Como eles se configuram? Quais suas (com)figurações? Que figuras eles tomam no processo de minha apreensão? Como eles se organizam? Etc.

A aprendizagem na Gestalt ocorre pela percepção daquele que está na experiência. Ela se mostra pelas descobertas maravilhados que temos! Eureka! Eu encontrei a resposta desse problema! Nossa Mãe de Deus! Eu sei como lidar com o alcoolismo do meu pai e o sofrimento daí, que minha mãe tem? Quer dizer: estamos sempre na experiência, percebendo e essas “descobertas internas” acerca dos problemas que se interpõem na nossa vida – a Gestalt dá o nome de : “ INSIGHT”.



· APRENDIZAGEM POR “INSIGHT”

Insight é uma espécie de estalo repentino que parece surgir dentro de nós, devido o modo como vamos aprendendo na experiência e nas formas como percebemos dos estímulos oferecidos a nós.

Somos, em todos os lugares, seres abertos aos modos de ser educando.

O insight é uma compreensão que surge repentinamente. Como um metaforico “vômito”. Ele vem e sai. Quando sai muda a gente mesma e ao em redor.

Estávamos procurando uma resposta a uma interrogação. Sem mais, nem menos encontramos essa resposta. Soubemos - pela percepção - selecionar e organizar tudo de estímulos que apareceram em minha mente, na minha frente, na minha experiência.

Eis algumas das características da aprendizagem por insight:

1) Há necessidade de uma série de experiências prévias, para que ocorra o estalo;

2) A solução surge de repente e tudo ganha sentido e significado;

3) A aprendizagem ocorre devido a conseqüência de uma contínua (re)organização da experiência, que permite a compreensão global da situação e a percepção de seus elementos mais signifcativos.

Em atividades artísticas e literárias Fica mais fácil de você (auto)observar e sentir essa experiência – produzida dentro de outra experiência, que será significativa caso produza aprendizagem útil para si mesmo e para a sociedade.

O conceito de pessoa na Psicologia da Gestalt se desvela quando essa corrente do saber diferencia a realidade psíquica - o que eu percebo- e a realidade objetiva - o mundo das coisas.

Nesse contexto, mister faz revelar a impossibilidade de compreender o homem sem uma visão holística do mesmo.

O ser pessoa irá ser situado numa Gestalt, isto é, numa configuração onde as partes deste ser no mundo - mundo é o outro/ alteridade, as coisas, os objetos, as ideologias, as economias etc. - como sua relação com os outros homens e com a natureza.

Já para Kurt Lewin (1973) – que se relaciona à Psicologia da Gestalt - a Teoria de Campo é um conjunto de conceitos por meio dos quais se pode representar a realidade psicológica.

Estes conceitos devem ser bastante amplos para serem aplicáveis a todas as formas de comportamento e, ao mesmo tempo, bastante específicos para representarem uma pessoa definida em sua situação concreta.

As características principais da Teoria de Campo de Lewin podem ser assim resumidas:

1) o comportamento é função do campo que existe no momento em que ele ocorre;

2) a análise começa com a situação como um todo, e da qual são diferenciadas as partes concretas;

3) a pessoa concreta, em uma situação concreta, pode ser representada matematicamente.

Lewin fala também do princípio de concreção que afirma que só os fatos concretos no espaço vital podem produzir efeitos e do princípio de contemporaneidade, segundo o qual só os fatos presentes podem criar um comportamento atual.

Os principais termos de Lewin:

· noções: força presente no ser humano localizada em algum sistema;

· tensão: estado alterado de uma região com relação a outra região;

· necessidade: que surge sempre que uma tensão ou energia se diferencia em uma determinada região;

· valência: valor que se dá a necessidade;

· vetor: força que pode operar mudança e que possui direção, energia e ponto de aplicação.

O homem é na Teoria do Campo produto: do meio (campo) presente e da energia que possui em determinado momento.

Para Camacho (2004) esta visão, que muito distante está das posturas idealistas, aproxima-se bastante da visão do mundo comportamentalista e materialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário